03/11/2008

Projecto


O projecto, parte da dicotomia entre espaço público e privado e da sua relação com o homem.
A relação do homem com o espaço tem-se pontuado por uma necessidade de definição de medidas e de limites que lhe permitem situar-se e criar referências com as quais define e categoriza o espaço. 'Lugares' ajustados à dimensão das suas necessidades são a meta a atingir.
Podemos reconhecer uma ideia de 'ascese' na evolução diária e cada vez mais rápida, da forma como organizamos os nossos espaços e os fazemos crescer à nossa volta. Nesta procura, tornou-se relevante considerar um sistema de eixos, organizador do espaço e testar coordenadas como a vertical e a horizontal. Corpos voluntários testam os limites dos espaços ideais que; sobre papel, fotografia ou estruturados em metal, sob a configuração de andaimes (carl 08), se lhes apresentam como uma espécie de territórios seguros e ideais, ajustados à sua medida e capazes de se constituir como celas/casas – espaços privados, onde nada parece poder perturbar uma situação de equilíbrio ideal.
Apoiando-me nas medidas consideradas padrão ao nível da antropometria, questiono com estes protótipos, a possibilidade de existência de um espaço ideal para o corpo humano.
Os andaimes, geralmente localizados na via pública, possibilitam no entanto uma situação de trabalho num espaço protegido e de carácter privado.









Ana Patrícia Sousa, Carl 08
Instalação, Andaime metálico(carl 08)


45X210X30cm; 120X125X30cm; 190X75X30cm






Sem comentários: